Mostrando postagens com marcador Ganache de chocolate. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ganache de chocolate. Mostrar todas as postagens

sábado, 19 de novembro de 2011

Pera ao vinho com Ganache de Chocolate com Pistache....




A primeira  vez que comi uma pera ao vinho tinto foi em um restaurante em Campos do Jordão que infelizmente não me recordo o nome. Fomos em uma turma de amigos a este restaurante com  o único intuito de comer truta, por sinal neste restaurante existem lagos onde pode-se pescar e depois o pessoal prepara o peixe para você.... Esta pera que segue a receita abaixo, não é propriamente a que comi em Campos, mas segue a ideia original.

Ingredientes:

8 peras portuguesas descascadas;
250g de chocolate ( nesta receita não necessita ser meio amargo);
200g de creme de leite;
500ml de vinho tinto seco;
150g de pistache sem casca;
açúcar;
manteiga sem sal;

Preparo:

Em uma panela funda coloque o vinho e acrescente 1/2 xícara de de chá de açúcar e deixe reduzir 1/3 do volume. Acrescente as peras e deixe reduzindo por 15 min. sempre em fogo baixo. Retire as peras e reserve. Deixe o molho reduzir até ponto de calda. Para o ganache, derreta 60g de manteiga em uma panela acrescente o chocolate e mexa até derreter totalmente. Ai vem uma dica, como nesse caso não utilizei chocolate amargo ou meio amargo, deixe o chocolate dar uma leve "queimada" na panela, isso vai dar um toque tostado e amargo no ganache. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e os pistaches triturados. Mexer até obter um creme uniforme.  Para montagem disponha uma camada de ganache no fundo do prato coloque a pera por cima e regue com o vinho reduzido, salpique um pouco de pistache triturado e depois é só comer !!!!!!!!!!!!!!!!!