quinta-feira, 22 de setembro de 2011

0 x 0...Quem ganhou foi o Risoto de Filé com Manga !!!

     
Quarta feira a noite, recebo um convite que só poderia ser de irmão...."o Du, vamos assistir o jogo lá em casa....aí você aproveita e me ensina a fazer um risoto....". Muito bem vamos lá...

Já que o jogo não foi lá essas coisas...vamos partir para o risoto, esse sim ganhou de goleada!
A história deste prato vem do século 14 a.C, que durante o governo dos árabes, que já plantavam arroz no Egito e na África, começou a fazer o mesmo na Sicília e na Espanha. A Itália teve, portanto, o clima mais favorável e geografia para crescer o arroz curto: abundante de territórios planos e úmido. Em seguida, levou quase 100 anos para que esse recurso precioso, que era mais valioso do que o mel, chegar a outras regiões da Itália como Toscana, Lombardia, Piemonte, etc...Muito bem e o risoto que conhecemos? Uma das  lendas da invenção do primeiro risoto ( O Risotto alla Milanese) remonta à 1574 anos. O Duomo di Milano, uma catedral gótica, estava sendo construída, e um jovem aprendiz de vidraceiro chamado Valério foi responsável pela coloração dos vitrais. O Rapaz virou motivo de chacota porque ele parecia ter adicionado açafrão para que os pigmentos obterem uma cor mais brilhante. Cansado das provocações, ele decidiu retrucar a piada e acrescentou açafrão ao arroz para ser servido no casamento da filha de seu mestre.
 O arroz acabou tão bom que a ideia se espalhou imediatamente por toda a cidade e se tornou o prato popular que conhecemos hoje.

Risoto de filé com manga;
Ingredientes: para 5 pessoas (normais!!!)
2 copos médios de Arroz arbório
400 g de Filé Mignon
1 Cebola grande
1 manga tipo adem média
Queijo parmesão ralado a gosto
Azeite
1 cálice de pinga (use pinga da boa!!)
Salsinha picada
Manteiga
Sal e pimenta do reino
Caldo de carne- suficiente para 12 conchas
Preparo:
Coloque o caldo para ferver e mantenha-o quente durante todo preparo. Pegue uma panela de fundo espesso acrescente o azeite e a manteiga e deixe derreter, mas não dourar. Coloque o filé já cortado em tiras pequenas e temperado com sal e pimenta do reino. Refogue a carne ao ponto de bem passada, e reserve.
Na mesma panela acrescente mais manteiga e azeite e refogue a cebola por uns dois minutos, em seguida acrescente o arroz não lavado e refogue rapidamente. Não refogue muito o arroz para que ele não endureça dificultando a penetração do sabor. Depois de rapidamente refogado acrescente a pinga (pode ser vinho branco, como é tradicional em risotos), deixe evaporar o álcool e acrescente duas conchas do caldo de carne. Mexa o risoto até que o caldo evapore, e acrescente mais conchas de uma em uma até o risoto atingir o ponto "al dente"( para esta quantidade de arroz +- 12 conchas). Em todo este processo de cozimento do arroz, é fundamental que não se pare de mexer, pois a cremosidade do risoto se da pelo amido liberado do arroz, e quanto mais se mexe, mais amido é liberado e mais cremoso fica seu risoto. Desligue o fogo e acrescente o filé reservado, manga picada e mexa delicadamente. Em seguida coloque a manteiga, o  parmesão e a salsinha. Corrija o sal e PRONTO!!!! sirva logo em seguida.
Um detalhe que ia ficando para trás é o ponto da cremosidade do risoto. Para saber se a cremosidade  está correta, pegue a colher de pau e passe de um ponto a outro da panela, você verá o fundo da panela e em seguida o risoto vai ocupando o espaço vazio. Caso isso não aconteça acrescente mais uma concha de caldo.

Um comentário:

  1. Hiiiiiiiii
    Virou historiador tb???????
    Este risoto é fantástico, bom mesmo. No fim de semana seguinte eu o fiz e ficou muito bom, fiz algo diferente, ao invés de uma manga, coloquei uma e meia oque deixou o risoto um pouco mais adocicado, o meu paladar aprovou...hehehehe

    Abraço a todos

    Ultimo comentário
    Hummmmmm Boiola.... rsssss

    ResponderExcluir