
Domingo antes do almoço fui ao supermercado com a ideia de repetir uma receita da Chef Flávia Quaresma, que sou fã desde que recebi de presente um livro do meu amigo Az... Pra variar não encontrei nenhum ingrediente para receita para receita...E agora o que fazer??? fiquei literalmente passeando no mercado olhando tudo quanto é ingrediente e nada apetecia...foi quando me deparei com uma achado, principalmente para Franca, la estava ele, o PATO!!! esta iguaria realmente eu nunca tinha visto em nenhum supermercado da minha terrinha. Lembrando das minhas viagens de faculdade para Santa Catarina, onde tive o prazer de frequentar as festas do mês de outubro daquela terra linda, me veio a Fenarreco que ocorre em Brusque, que foi lá pela última vez que comi um pato....resolvi tentar reviver este prato até onde o chopp que tomei lá me permitiu lembrar...o resultado.... Saí da mesa com vontade de comer mais!!!
Pato:
2 filés de peito de pato (Magret) +- 200g cada;
Mix de Pimenta moídas na hora
Sal a gosto;
Tomilho;
Purê de Maçã:
2 maçãs fuji;
2 batatas médias
Caldo de legumes
Noz moscada;
Canela em pau;
Manteiga;
Açúcar;
Sal;
Vamos começar pelo Purê....descasque as maçãs e corte em cubos pequenos. Coloque as maçãs em um panela com manteiga e uma colher de açúcar até que dourem. Após dourar acrescenta água e uma canela em pau. Mexa de vez em quando e vá acrescentando água até que as maçãs comecem a derreter. Paralelamente faça um purê de batatas simples cozinhando a batata no caldo de legumes. Após cozidas as batatas escorra o caldo e amasse-as obtendo o purê de consistência mais liquida (mingau). Junte as maçãs levemente trituradas ao purê de batata, corrija o sal e o açúcar. A ideia do purê é ficar levemente adocicado.
Para o pato, faça cortes na gordura conforme a foto e tempere com sal e pimenta. Leve-os com a gordura para baixo em uma frigideira em fogo médio. Acrescente um galho de tomilho a frigideira. Deixe a gordura derreter e quando estiver dourado vire e deixe fritar na própria gordura (Aí começa a bagunça na cozinha....voa gordura pra tudo quanto é lado, é hora da dona da pensão ficar furiosa hahaha...mas passa quando come o prato...). Atingido o ponto, isto é meio rosado por dentro, retire e corrija o sal se necessário. Está pronto!!!!
Foral Tinto 2009 DOC - Aliança - região: Douro.
Castas: Tinta Roriz; Touriga Franca ; Tinta Barroca
O vinho foi um verdadeiro achado pelo preço que paguei, trata-se de um DOC extremamente gostoso, que vale mais do que os R$18,00 a garrafa (Walmart). Um vinho para beber sem compromisso, frutado com lembrança de frutas vermelhas, coloração vermelho cereja. Taninos redondos e suave com final não muito longo. Um tinto jovem! Recomendo...alias, acho que vou lá buscar mais algumas garrafas, rs...
Posso dizer que achei meio estranho o Eduardo chegar em casa com um Pato...
ResponderExcluirSaiu para comprar ervilhas frescas para um risoto e salmão defumado sei lá para que... enfim...
De repente ele volta com um pato.
Não acreditei muito no que iria virar, mas confesso que foi uma das melhores surpresas que já tive.
O tal pato tem um sabor suave de carne vermelha e uma textura firme. Imaginei que pato desfiasse como frango, mas é mais denso, mas macio... e bem saboroso.
Outra excelente surpresa foi a mistura do purê de maçã com batatas... Só experimentando para saber!!!
Nota 10.