terça-feira, 11 de outubro de 2011

Risoto de ervilha com salmão defumado acompanhado de camarão La Belle Meunière



Sabe aqueles pratos que só de olhar já da água na boca....pode ter certeza que essa combinação é sensacional!
principalmente na casa do Paulo que diga-se de passagem está com uma bela adega  e escutando as piadas do tio Paulinho. 

Risoto de ervilha com salmão defumado;
uma cebola grande;
um pacote pequeno de ervilhas congeladas;
caldo de legumes ( + - 12 conchas)
duas medidas de arroz arbório ( medida= copo de 300ml);
uma taça de vinho branco seco;
150g de salmão defumadas;  
queijo parmesão ralado ( pode ser outro tipo de queijo vai do gosto do fregues, só não vai me por mussarela ou queijo prato ein... )
manteiga e azeite;

A base de quase todos os risotos são iguais com algumas pequenas alterações que veremos abaixo.
Pegue as cebolas picadas refogue no azeite com a manteiga, quando estiverem transparente adicione o arroz e refogue rapidamente. Pegue 2/3 das ervilhas e bata em um liquidificador com duas conchas de caldo de legumes, formando um creme ralo de ervilhas. É interessante falar que sempre que faço um risoto como o de palmito, aspargos ou qualquer legume que seja, esta técnica adiciona muito ao prato. Voltando.... após refogar o arroz adicione o vinho branco e deixe evaporar. A primeira concha a ser colocada vai ser do nosso creme de ervilhas em seguida adicione as conchas de caldo de legumes, uma a uma até atingir o ponto de al dente. Ao final acrescente o restante do creme de ervilhas e desligue o fogo. Adicione o salmão defumado, a manteiga o queijo e corrija o sal se necessário e esta pronto seu risoto!!!!

Camarão La Belle Munière

12 camarões grandes, já limpos;
3 colheres de sopa de alcaparras;
150g de champinhom;
3 colheres de sopa de alho frito;
Cheiro verde a gosto;
Pimenta do reino e sal;
Manteiga.
Tempere os camarões com sal e pimenta do reino;
Derreta a manteiga em uma frigideira acrescente os camarões e os champinhom e as alcaparras. Vire os camarões para que selem dos dois lados ( o tempo de preparo dos camarões é rápido, se demorar ele "emborracha"). Adicione mais manteiga, o cheiro verde e o alho frito. Corrija o sal e está pronto!!!


Vinho: Casal do Conde DOC - Branco, safra 2007 - Tejo
Entre todos os vinhos que bebemos naquela agradável noite, que pra variar sempre que vou na casa do Paulo, não ficamos em uma só garrafa, o que acompanhou o prato foi um vinho branco portugues da região do Ribantejo, da vinícola Casal do Conde.
Esta vinícola que tem sua história em mais de 150 anos e consta com uma competente enóloga, Maria Vicente, que tive o prazer de conhecer em minha última viajem. Brinco que em 4 dias de conversas, ou seria melhor dizer aulas de enologia, aprendi mais do que em 4 anos de estudo, rs.... 
O que posso dizer é que este vinho é de ótima complexidade, com frutas cítricas e acidez bem controlada. o final longo e persistente.... resumindo se encontrar...pode comprar o vinho é uma delícia!!! Há só um detalhe...este vinho não deve ser deveras gelado, sirva a temperatura de +- 10°C   

Melhor que eu pra falar do vinho, segue link de que fez e sabe muito do que faz....









Nenhum comentário:

Postar um comentário