quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Camarões Flambados com pinga e Aspargos Verdes frescos grelhados....







Quem me apresentou camarão flambado com pinga,  foi meu primo Paulo, em um dos almoços sempre agradáveis em sua casa. Um prato simples, bonito, gostoso e infelizmente caro!...Mas nem por isso não deixamos de executar. Vale o frete como diz um amigo meu...rs....







Ingredientes:

Camarões XLGG rosa.
Pinga da boa
azeite extra virgem
Limão siciliano
Alcaparras
Aspargos frescos
Manteiga
Salsa desidratada
sal
Pimenta branca

Modo de preparo:

Vamos começar pelos aspargos. Em uma panela com água fervendo coloque os aspargos para um breve cozimento, cerca de 5 min. Devemos deixa-los "al dente". Após este cozimento retire os aspargos e leve imediatamente a um recipiente com água bem gelada, isto fara com que os aspargos fiquem bem verdes, evitando que fiquem amarronzados. Em uma frigideira ondulada, derreta a manteiga e disponha os aspargos até que fiquem grelhados. Reserve.

Para os camarões, tempere com sal,  pimenta branca moída na hora e azeite e reserve. Em um recipiente coloque azeite, limão na mesma quantidade,e as alcaparras, misture bem e reserve. Leve os camarões a uma frigideira pré-aquecida  para selar dos dois lados. Após dar o primeiro tombo nos camarões, acrescente a "marvada"(pinga),  incline a frigideira e flambe....após o fogo apagar retire os camarões já disponha no prato, acrescente os aspargos e regue com o molho de azeite com limão e alcaparras por fim corrija o sal .......é maravilhoso!!!!!



Vinho: Espumante Casa Valduga 130 Brut.
Uvas: Chardonnay e Pinot Noir
Não safrado


Para acompanhar um prato desses não poderia ser um vinho qualquer...então escolhi um espumante nacional, que para o meu paladar é um dos melhores produzidos no Brasil, diga-se de passagem, sem nacionalismo exagerado mas já sendo, rs.... os espumantes brasileiros estão sendo premiados mundo a fora em competições de "grosso calibre ", portanto posso dizer que este espumante é um dos melhores do mundo.

De cor amarelo-ouro, com brilho intenso e aromas complexos, apresenta perlage (borbulhas) finas e persistente. O sabor lembra maçã verde e mel. Acidez é ótima e final persistente. Enfim um espumante a altura do prato...quero dizer, Um prato a altura do espumante!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário