quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Arroz Carreteiro do AZ - Cozinheiro do mês no Buriti Ville...

Sabe aquela turma de amigos que se conhecem da muito tempo....tipo o amigo mais novo já faz parte da turma há pelo menos 8 anos e amizade mais antiga uns 28...então, eu tenho o privilegio de ter uma dessas...somos +- em 15 caras e nos reunimos todas as terças feiras para tomar uma cerveja, contar lorotas, falar de números, negócio, futebol, F1, música enfim...até religião sai nas prosas e nunca tivemos uma discussão sequer para abalar este convívio harmonioso. O cozinheiro do mês é uma reunião que fazemos na primeira terça do mês onde deliberadamente tomamos conta da chácara do nosso amigo Luciano, e sempre um é eleito ou toma posse da cozinha. A última terça o cozinheiro foi nobre amigo Gustavo que nos presenteou com uma arroz carreteiro delicioso. A receita segue abaixo na integra;


ARROZ CARRETEIRO ou MARIA ISABEL
receita para 12 a 14 pessoas
2 kg de carne seca de traseiro
1 kg de linguiça suína
1,4 kg de arroz parboilizado
1,5 kg de tomate
1 pimentão verde
12 ovos
3 cebolas médias
6 dentes de alho
1 maço de cheiro verde
2 folhas de louro
200 g de queijo ralado

1) Preparação
Um dia antes de fazer o prato, é necessário limpar a carne seca, tirando o excesso de gordura (há quem goste, mas prefiro limpa). colocar a carne limpa em um recipiente e cobri-la com água e deixar na geladeira. Trocar a água 3 vezes, até o próximo dia. Com a carne dessalgada, cozinhá-la na panela de pressão por cerca de 30 minutos. Como a carne é muito dura, agiliza muito do processo de preparar o prato. Sobre a linguiça, pode-se cortá-la em pedaços ou simplesmente tirar toda a carne do invólucro que particularmente prefiro.

2) Fazendo o prato
Dourar a linguiça em óleo quente, em panela grande (tamanho 40, de preferência). Com a linguiça pronta, refogar cebola e alho. inserir o tomate, bem picado, e o pimentão. Coloque a carne seca e deixe tudo cozinhando por uns 20 minutos. Quando o caldo do tomate começar a baixar, colocar todo o arroz e refogar bem. Colocar água fervendo para cozinhar o arroz, em quantidade suficiente para que toda a mistura fique imersa. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio até a água secar, se mesmo assim o arroz ainda estiver um pouco duro, pode colocar mais água quente e deixar cozinhar. Essa é a vantagem de usar o arroz parboilizado.

3) Decoração
Sobre arroz pronto, colocar os 12 ovos cortados ao meio, com a gema para cima. Salpicar 100g de queijo ralado junto com a salsinha e cebolinha. fechar a tampa e deixar o queijo derreter. Depois disso, está pronto para servir. 



VINHO


Uma casta interessante para harmonizar é a Cabernet Sauvingnon. Pode ser um Argentino ou um nacional da Serra Gaucha, entre os diversos Cabernet da Serra Gaucha, destaco o Don Laurindo, onde pude conhecer a vinícola e o simpático e alegre Sr. Laurindo.  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário